Cientistas criam o primeiro atlas geológico de alta definição da Lua

Livro oferece mapas geológicos, litológicos e tectônicos de toda a superfície lunar
Por History Channel Brasil em 21 de Maio de 2024 às 16:12 HS
Cientistas criam o primeiro atlas geológico de alta definição da Lua-0

Pesquisadores da China criaram o primeiro atlas geológico de alta definição da Lua, com escala de 1:2,5 milhões. Disponível em chinês e inglês, o livro não apenas contém imagens das crateras, mas também oferece mapas geológicos, litológicos e tectônicos de toda a superfície lunar. O material poderá servir de referência para futuras missões ao satélite natural da Terra.

Estruturas geológicas

Segundo os pesquisadores, desde o programa Apollo na década de 1960, a pesquisa geológica lunar avançou, mas ainda se baseava nos mapas daquela época, por isso, uma atualização era necessária. “Com a acumulação de dados e resultados de pesquisas, esses mapas geológicos lunares podem não atender mais às necessidades futuras de pesquisa científica e exploração lunar”, disse Liu Jianzhong, pesquisador do Instituto de Geoquímica da Academia Chinesa de Ciências (IGCAS) e editor-chefe do atlas.

Atlas geológico da Lua
Atlas geológico da Lua (Imagem: Instituto de Geoquímica da Academia Chinesa de Ciências, via EurekAlert)

O projeto para desenvolver um mapa geológico lunar de 1:2,5 milhões começou em 2012, liderado pelo IGCAS e várias outras instituições chinesas. A equipe estudou rochas, estruturas geológicas e idades geológicas lunares, desenvolvendo especificações e padrões técnicos próprios para mapeamento geológico da Lua.

Utilizando dados do Projeto Chang’e da China e outras pesquisas lunares, o atlas oferece informações básicas e referência científica para futuros projetos de exploração da Lua. De acordo com seus desenvolvedores, o material preenche uma lacuna na pesquisa chinesa de mapeamento geológico do satélite natural e contribui para o estudo da origem e evolução lunar e do Sistema Solar.

Instituto de Geoquímica da Academia Chinesa de Ciências, via EurekAlert