Inicio

A NASA enviará uma nave ao asteroide assassino Apophis em 2029

O objeto passará muito perto da Terra, e o equipamento da agência espacial se aproximará para investigá-lo a fundo
Por History Channel Brasil em 07 de Junho de 2024 às 16:12 HS
A NASA enviará uma nave ao asteroide assassino Apophis em 2029-0

Quando o Apophis foi descoberto, em 2004, foi considerado um dos asteroides mais perigosos, devido ao seu risco de colidir com a Terra (ele até mesmo recebeu o nome do deus egípcio da destruição e do caos). Mas, cálculos posteriores indicaram que o objeto não atingirá nosso planeta nos próximos cem anos, mas passará muito perto em breve. Por isso, a NASA aproveitará a oportunidade para estudá-lo detalhadamente.

OSIRIS-APEX

No dia 13 de abril de 2029, o asteroide Apophis terá sua maior aproximação com a Terra, e, quando isso ocorrer, a nave espacial OSIRIS-APEX, da agência espacial dos EUA, irá ao seu encontro. Além disso, vários satélites de menor tamanho também poderão fazer parte da missão. Trata-se do projeto "NEAlight", da universidade alemã Julius-Maximilians-Universität Würzburg.

O objetivo da nave da NASA, assim como o dessas pequenas naves, ao se aproximarem do asteroide Apophis, será coletar dados que sejam úteis para os cientistas que buscam desvendar os segredos do Sistema Solar. As observações também poderão ajudar no desenvolvimento de defesas contra asteroides potencialmente perigosos.

Estudos iniciais apontavam que o Apophis poderia se chocar contra a Terra em 2029 ou 2036, mas essas hipóteses foram descartadas. Outra data provável seria 2068, mas uma nova análise derrubou essa previsão. 

Caso um asteroide das mesmas dimensões atingisse nosso planeta, o impacto seria equivalente ao da bomba russa Tsar, o artefato nuclear mais potente do mundo. De acordo com especialistas, a colisão resultaria em uma cratera de mais de quatro quilômetros de diâmetro. Apesar da destruição causada, isso não seria suficiente para acabar com a vida na Terra.

Fontes
Space.com
Imagens
NASA/Goddard Space Flight Center Conceptual Image Lab/Divulgação