Pele fossilizada revela espécie de dinossauro que apresentava escamas e penas

Descoberta pode ajudar a entender etapa crucial do processo de evolução desses animais
Por History Channel Brasil em 22 de Maio de 2024 às 16:02 HS
Pele fossilizada revela espécie de dinossauro que apresentava escamas e penas -0

Os primeiros dinossauros com penas podem ter desenvolvido características semelhantes às das aves enquanto ainda mantinham escamas em outras partes do corpo. A teoria é baseada na descoberta de um fóssil de psitacossauro, animal que viveu há cerca de 130 milhões de anos e apresentava essas características híbridas. Um estudo sobre o tema foi publicado na revista Nature Communications.

Evolução das penas

Os fósseis de psitacossauro foram encontrados na China. A equipe utilizou luz ultravioleta (UV) para identificar partes preservadas da pele, que são invisíveis a olho nu. Análises adicionais com raios X e luz infravermelha revelaram detalhes surpreendentes da estrutura celular preservada.

Pele fossilizada vista por um microscópio
Pele fossilizada vista por um microscópio (Imagem: Dr. Zixiao Yang/University College Cork, via EurekAlert)

"O que é realmente surpreendente é a composição química da pele fossilizada. Ela é composta de sílica – o mesmo material que o vidro. Esse tipo de preservação nunca foi encontrado em fósseis de vertebrados. Existem potencialmente muitos mais fósseis com tecidos moles ocultos esperando para serem descobertos", disse Zixiao Yang, pesquisador da University College Cork, na Irlanda, e um dos autores do estudo.

Segundo os pesquisadores, o psitacossauro apresentava escamas semelhantes às dos répteis modernos na maior parte do corpo, mas penas somente na cauda. Isso indica que os dinossauros podem ter mantido a pele escamosa de réptil durante os primeiros estágios da evolução das penas.

"Nossa descoberta sugere que a pele macia, semelhante à das aves, inicialmente se desenvolveu apenas nas regiões do corpo com penas, enquanto o restante da pele ainda era escamoso, como nos répteis modernos. Esse desenvolvimento zonal teria mantido funções essenciais da pele, como proteção contra abrasão, desidratação e parasitas", afirmou Maria McNamara, pesquisadora da University College Cork, na Irlanda, e uma das líderes do estudo.

Newsweek e University College Cork, via EurekAlert