Inicio

Representante do Pentágono testemunha sobre óvnis perante o Congresso dos EUA

Sean M. Kirkpatrick falou sobre o que se sabe até agora a respeito do misterioso fenômeno
Por History Channel Brasil em 22 de Abril de 2023 às 15:26 HS
Representante do Pentágono testemunha sobre óvnis perante o Congresso dos EUA-0

Sean M. Kirkpatrick, diretor do novo Escritório de Resolução de Anomalias de Todos os Domínios (AARO) do Pentágono, testemunhou perante membros do Congresso dos Estados Unidos nesta quarta-feira (19 de abril). Durante a audiência, foram abordados os relatos de avistamentos de óvnis registrados até agora pelo órgão criado no ano passado. Em seu depoimento, ele descartou que os fenômenos tenham conexão com alienígenas. 

Fenômenos de fácil explicação

A audiência teve duas partes, uma fechada ao público e outra aberta. Durante esta última, Kirkpatrick disse que a "AARO não encontrou nenhuma evidência credível até agora de atividade extraterrestre, tecnologia alienígena ou objetos que desafiam as leis conhecidas da física". Segundo ele, os casos de avistamento de Fenômenos Aéreos Não Identificados (ou UAPs, o termo militar para óvnis) geralmente são fáceis de explicar.

Kirkpatrick afirmou que apenas uma porcentagem muito pequena de relatórios sobre os UAPs exibe evidências que poderiam ser descritas como anômalas. “A maioria dos objetos não identificados relatados à AARO demonstram características mundanas de balões, sistemas aéreos [não pilotados], fenômenos naturais ou outras fontes facilmente explicáveis”. O diretor do órgão acrescentou que, se alguém tiver alguma evidência de visitação alienígena ou teorias alternativas, deve enviar esse material para revisão por pares em revistas científicas.

No início deste ano, o AARO tornou públicos os relatórios sobre Fenômenos Aéreos Não Identificados recebidos durante 2022. Dos 366 casos relatados, não havia indicação de presença extraterrestre. A maioria deles apresenta “características não dignas de nota” e podem ser explicados como sistemas de aeronaves não tripuladas ou objetos semelhantes a balões. Já outros exibem “características de voo ou desempenho incomuns” e requerem uma análise mais aprofundada, segundo o Pentágono.

Fontes
Space.com
Imagens
iStock