Revolução dos bichos? Mais animais do que se imagina podem ter consciência

Documento defende que existe a “possibilidade real” de que criaturas como répteis, moluscos e até mesmo insetos podem ser conscientes
Por History Channel Brasil em 13 de Maio de 2024 às 13:10 HS
Revolução dos bichos? Mais animais do que se imagina podem ter consciência-0

Observações do comportamento de cães, corvos, elefantes, ratos e papagaios sugerem que esses animais são conscientes em algum grau. Mas um grupo de pesquisadores acredita que outros bichos também podem ser incluídos nessa lista. Um novo documento, assinado por mais de 300 pesquisadores, defende a “possibilidade real” de que que haja elementos de consciência em criaturas como répteis, moluscos e até mesmo insetos como abelhas e moscas.

A "Declaração de Nova York sobre a Consciência Animal” foi apresentada recentemente em uma conferência que aconteceu na cidade americana. De acordo com os pesquisadores que assinaram o documento, a lista de animais que podem ter consciência de si mesmos e serem sencientes é enorme. Entre eles, destaca-se o polvo, que demonstrou em estudos ser incrivelmente inteligente e sentir dor física e emocional.

Polvo

"Há um forte respaldo científico para atribuir experiência consciente a outros mamíferos e aves. Evidências empíricas indicam pelo menos uma possibilidade realista de experiência consciente em todos os vertebrados e em muitos invertebrados", diz o documento. Os cientistas afirmam que, se esses animais têm sentimentos e até consciência de si mesmos, nosso comportamento em relação a eles deve mudar completamente.

"O que (a declaração) diz é que há evidências suficientes disponíveis, de modo que há uma possibilidade realista de alguns tipos de experiências conscientes em espécies mesmo bastante distintas dos humanos," disse Anil Seth, diretor do Centro de Ciência da Consciência da Universidade de Sussex, na Inglaterra, e um dos autores da declaração, em entrevista à Nature. Outros pesquisadores são mais céticos e argumentam que as evidências existentes atualmente não são necessariamente indicativas de consciência.

IFLScience