Sonda da China encontra partículas inéditas no lado oculto da Lua

Segundo os pesquisadores, descoberta vai permitir uma investigação mais aprofundada da composição química do solo lunar
Por History Channel Brasil em 15 de Junho de 2024 às 16:12 HS
Sonda da China encontra partículas inéditas no lado oculto da Lua-0

A missão Chang'e 6 da China, em colaboração com a Agência Espacial Europeia (ESA), fez uma descoberta inédita no lado oculto da Lua. Um equipamento a bordo da sonda registrou partículas carregadas nunca antes detectadas na superfície lunar. Segundo os pesquisadores, isso vai permitir uma investigação mais aprofundada da composição química do regolito (ou solo) lunar.

Essas partículas, que são gases excitados pela luz solar, foram detectadas no local de pouso da Chang'e 6, situado na cratera Apollo, dentro da Bacia do Polo Sul-Aitken. O detector de íons da ESA a pousar na Lua foi essencial para essa descoberta. "Esta foi a primeira atividade da ESA na superfície lunar, um feito científico inédito e a primeira cooperação lunar com a China," afirmou Neil Melville, oficial técnico da ESA para o experimento.

Sonda Chang'e-6

Na Terra, estamos protegidos das tempestades solares pelo nosso campo magnético, que repele e captura partículas carregadas do sol. No entanto, a Lua não possui essa camada, o que permite que os gases em sua atmosfera extremamente fina sejam facilmente ionizados pela luz solar. Esses íons carregam informações valiosas sobre a composição do regolito lunar, essencial para entender os processos que ocorrem na superfície da Lua, incluindo impactos de pequenos asteroides.

"Essas observações na Lua nos ajudarão a entender melhor o ambiente da superfície e atuarão como um guia para explorar populações de íons negativos em outros corpos sem atmosfera no Sistema Solar, desde planetas até asteroides e outras luas," disse Martin Wieser, pesquisador do Instituto Sueco de Física Espacial (IRF).

Space.com e ESA