Inicio

Agricultor encontra rara espada viking em fazenda na Noruega

Homem se deparou com o artefato histórico enquanto preparava a terra para plantar
Por History Channel Brasil em 04 de Junho de 2024 às 16:14 HS
Agricultor encontra rara espada viking em fazenda na Noruega-0

Um raro exemplar de espada viking foi encontrado por um agricultor em sua fazenda na comuna de Suldal, na Noruega. Øyvind Tveitane Lovra se deparou com a peça histórica enquanto preparava a terra para plantar. Ao perceber a importância do objeto, ele logo avisou as autoridades locais.

Espada Ulfberht

"É muito raro encontrarmos algo assim", disse o arqueólogo Lars Søgaard Sørense. Ele e seu colega Kim Thunheim  nunca tinham visto uma espada viking tão bem preservada. A arma, de 37 centímetros, estava enterrada em argila densa, o que ajudou na sua conservação.

Raio-x da espada viking
Radiografia da espada (Imagem: Museu Arqueológico/Universidade de Stavanger/Divulgação)

Após análises iniciais, incluindo radiografias, o artefato revelou inscrições com padrões cruzados e possivelmente letras, sugerindo que poderia ser uma "Ulfberht", um tipo de espada de alta qualidade fabricada no antigo Reino Franco (atual Alemanha). Essas espadas eram símbolos de status na época viking, tornando a descoberta ainda mais importante. Produzidas entre os anos 900 e 1050 d.C., elas eram renomadas por sua qualidade e frequentemente apresentavam inscrições com o nome de seu fabricante.

A espada será submetida a mais estudos e trabalhos de conservação no Museu Arqueológico de Stavanger. "É um dia emocionante no trabalho. Recentemente, tivemos várias descobertas importantes, e esta espada adiciona mais uma peça valiosa ao quebra-cabeça da nossa história", comentou Hege Hollund, conservadora do museu.

Lovra, que é agricultor e chefe de máquinas de uma balsa, expressou sua surpresa e satisfação com a descoberta. Ele acredita que a espada poderia ter pertencido a um ancestral viking, destacando a importância de preservar e entender o passado histórico da região.

Fontes
Universidade de Stavanger e Ancient Origins
Imagens
Øyvind Nesvåg/Município de Rogaland/Divulgação