Inicio

A incrível história da Bola de Ouro de Maradona: roubada, desaparecida por décadas e recuperada recentemente

Troféu foi encontrado, mas a família do jogador quer impedir que a peça seja leiloada
Por History Channel Brasil em 20 de Maio de 2024 às 13:10 HS
A incrível história da Bola de Ouro de Maradona: roubada, desaparecida por décadas e recuperada recentemente-0

A história da Bola de Ouro que Maradona ganhou por sua atuação na Copa do Mundo de 1986 é digna de cinema. O troféu foi roubado três anos depois e, durante décadas, acreditava-se que a peça tinha sido derretida. Mas o artefato foi recuperado recentemente e pode ser leiloado em breve. 

Em 13 de novembro de 1986, Diego Maradona recebeu a prestigiosa Bola de Ouro em reconhecimento à sua destacada atuação durante a Copa do Mundo do México, vencida pela seleção da Argentina. O troféu, banhado a ouro, permaneceu em um cofre localizado na filial do Banco da Província de Nápoles, na Itália. No entanto, três anos depois, a sede bancária foi alvo de um audacioso assalto cometido em plena luz do dia. Entre os bens roubados pelo bando conhecido como "Quadrilha do Buraco", estava a peça.

Maradona, que tinha contatos com a máfia na época, tentou recuperar sua Bola de Ouro roubada entrando em contato com membros do crime organizado. Embora tenha oferecido pagar pela sua devolução, disseram-lhe que a peça já havia sido derretida. O objeto teria sido transformado em barras de ouro. 

Abdelhamid B., ex-galerista franco-argelino aficionado por leilões, descobriu a Bola de Ouro em janeiro de 2016 em um modesto edifício de uma sala de vendas na França. Originalmente, procurava uma bugiganga para seu sogro, mas entre 150 troféus colocados em uma caixa, ele encontrou o artefato que pertenceu à Maradona, que inicialmente acreditou ser um prêmio de motociclismo.

No entanto, após um ano e meio e várias pesquisas na internet, ele e um leiloeiro identificaram o troféu como sendo a Bola de Ouro. Usando fotos do artefato como referência, especialistas certificaram a autenticidade da peça. O objeto está previsto para ser leiloado em 6 de junho, mas a família de Maradona quer impedir a venda da peça, alegando que se trata de um produto roubado. Caso seja leiloada, estima-se que a Bola de Ouro possa atingir lances que atinjam entre 12 e 15 milhões de euros.

Fontes
Infobae e CNN
Imagens
Domínio Público, via Wikimedia Commons