Inicio

Ruínas de templo 5 mil anos são encontradas sob dunas no Peru

Durante as escavações no local (que pode ter servido de palco para sacrifícios), também foram descobertos restos mortais humanos
Por History Channel Brasil em 09 de Julho de 2024 às 16:12 HS
Ruínas de templo 5 mil anos são encontradas sob dunas no Peru-0

Arqueólogos encontraram as ruínas de um templo cerimonial de cinco mil anos sob uma duna de areia no Peru. Durante as escavações, também foram descobertos restos mortais humanos. O local da descoberta, no distrito de Zaña, faz parte do Complexo Arqueológico Los Paredones de la Otra Banda-Las Ánimas.

Possíveis sacrifícios

As escavações revelaram o que restou das paredes de um templo de vários andares. Elas estavam decoradas com frisos intrincados, retratando imagens de corpos humanos com cabeça de pássaro, características felinas e garras reptilianas. As partes superiores das paredes eram revestidas com um "fino gesso com um design pictórico". 

Ruínas de templo no Peru

"Possivelmente estamos diante de um recinto religioso de cinco mil anos de antiguidade que constitui um espaço arquitetônico definido por muros construídos de taipa. Temos o que teria sido uma escadaria central da qual se subiria para uma espécie de palco na parte central", disse  Luis Armando Muro Ynoñán, diretor do Projeto Arqueológico Paisagens Culturais de Úcupe - Vale do Zaña.

Entre as ruínas, também foram encontrados os esqueletos de três adultos. Os enterros, que continham oferendas envoltas em tecido, sugerem que o local pode ter sido usado para rituais de sacrifício, segundo o Channel News Asia.

Na segunda unidade de escavação arqueológica, foi encontrada uma outra estrutura cerimonial pertencente ao período do Mochica tardio, entre os anos 600 e 700 d.C.  Os Moche, conhecidos por seus grandes templos e obras de arte refinadas, incluindo taças de cerâmica em forma de cabeças humanas, praticavam sacrifícios humanos. Também foi identificado no local o enterro de uma criança de aproximadamente 5 a 6 anos de idade, pertencente a um período posterior.

Fontes
Live Science e Ministério da Cultura do Peru
Imagens
DDC Lambayeque/Ministério da Cultura do Peru/Divulgação