Pesquisadores resolvem enigma das estrelas que desaparecem misteriosamente

Observações de um sistema binário incomum oferecem evidências que explicam a ocorrência do fenômeno
Por History Channel Brasil em 23 de Maio de 2024 às 13:05 HS
Pesquisadores resolvem enigma das estrelas que desaparecem misteriosamente-0

Astrofísicos da Universidade de Copenhague, na Dinamarca, desvendaram o mistério por trás do fenômeno no qual estrelas desaparecem repentinamente do céu noturno. Um novo estudo sobre um sistema binário incomum oferece evidências de que estrelas massivas podem colapsar completamente em buracos negros sem uma explosão de supernova. As conclusões foram publicadas em um artigo na revista Physical Review Letters.

Colapso silencioso

Normalmente, estrelas massivas terminam suas vidas transformando-se em supernovas, explosões que dispersam energia e massa no espaço, deixando para trás estrelas de nêutrons ou buracos negros. No entanto, novas pesquisas sugerem que, em vez de explodir, algumas estrelas podem colapsar silenciosamente devido à sua própria gravidade.

Alejandro Vigna-Gómez, autor principal do estudo, explica que, em vez de um colapso culminar em uma supernova brilhante, ele pode continuar até que a estrela se transforme diretamente em um buraco negro. Essa descoberta ajuda a explicar o fenômeno das estrelas que desaparecem repentinamente do céu, sem deixar vestígios de uma explosão.

O sistema binário VFTS 243, localizado na Grande Nuvem de Magalhães, é um exemplo dessa teoria. Nele, uma estrela massiva e um buraco negro orbitam um ao outro sem sinais de uma explosão anterior. A análise do sistema mostrou que ele não exibe características típicas de uma supernova, como uma mudança significativa na órbita, sugerindo um colapso total e silencioso.

Universidade de Copenhague, via EurekAlert