A descoberta pode ajudar os cientistas a entender como esses objetos misteriosos se formam e evoluem
Por History Channel Brasil em 11 de Novembro de 2021 às 20:02 HS
Astrônomos se surpreendem ao descobrir buraco negro escondido fora da Via Láctea-0

Astrônomos ficaram surpresos ao descobrir um pequeno buraco negro escondido fora da Via Láctea. Segundo os pesquisadores, ele foi localizado na Grande Nuvem de Magalhães, galáxia considerada "vizinha" à nossa, situada a 160 mil anos-luz de distância. A descoberta foi feita ao observar como o objeto influencia o movimento de uma estrela próxima.

Origem dos buracos negros

Segundo o Observatório Europeu do Sul (ESO, na sigla em inglês), foi a primeira vez que esse método foi usado para encontrar um buraco negro fora da Via Láctea. Essa técnica pode ser a chave para desvendar outros buracos negros ocultos na Via Láctea e galáxias próximas. Além disso, ele pode ajudar os cientistas a entender como esses objetos misteriosos se formam e evoluem.

A descoberta foi feita a partir do VLT (Very Large Telescope, ou "Telescópio Muito Grande", em tradução livre), localizado no Chile. Usando o equipamento, os pesquisadores localizaram o buraco negro escondido, que tem aproximadamente 11 vezes a massa do Sol. Para detectá-lo os astrônomos observaram a influência gravitacional que ele exerce numa estrela que o orbita.

"Semelhante ao modo como Sherlock Holmes rastreia uma gangue criminosa seguindo seus passos em falso, estamos olhando para cada estrela neste aglomerado com uma lupa para tentar encontrar alguma evidência da presença de buracos negros, mas sem vê-los diretamente", disse Sara Saracino, do Astrophysics Research Institute de Liverpool John Moores University, no Reino Unido, que liderou a pesquisa. "O resultado representa a captura de apenas um dos criminosos procurados, mas quando você encontra o primeiro, está no caminho certo para descobrir muitos outros, em grupos diferentes", completou.

ESO