Estudo aponta que Marte já foi semelhante à Terra no passado

Novas descobertas apontam que o Planeta Vermelho teve até mesmo condições de abrigar vida
Por History Channel Brasil em 05 de Maio de 2024 às 16:09 HS
Estudo aponta que Marte já foi semelhante à Terra no passado-0

Um novo estudo aponta que Marte já foi semelhante à Terra em um passado distante. Segundo os pesquisadores, a presença de arenitos ricos em manganês em um local conhecido como Cratera Gale indicam que em algum momento houve condições habitáveis no Planeta Vermelho. A descoberta foi feita usando o instrumento ChemCam da sonda Curiosity, da NASA.

Ambiente habitável

O ChemCam utiliza um laser para formar um plasma na superfície de uma rocha e coleta essa luz para quantificar a composição elementar nas rochas. Os dados obtidos pelo equipamento mostram quantidades mais altas do que o usual de manganês em rochas dentro da Cratera Gale. Isso indica que os sedimentos foram formados em um rio, delta ou próximo à linha costeira de um antigo lago.

Sonda Curiosity
Sonda Curiosity (Imagem: NASA/JPL-CALTECH/MSSS/Divulgação)

"É difícil para o óxido de manganês se formar na superfície de Marte, então não esperávamos encontrá-lo em concentrações tão altas em um depósito de linha costeira", disse Patrick Gasda, do grupo de Ciência Espacial e Aplicações do Laboratório Nacional de Los Alamos e autor principal do estudo. Na Terra, o manganês se torna enriquecido devido ao oxigênio na atmosfera, e esse processo é frequentemente acelerado pela presença de micróbios (que podem usar a oxidação desse elemento como energia para o seu metabolismo).

Assim, as quantidades aumentadas de manganês nas rochas de Marte poderiam ter sido uma fonte de energia útil para a vida marciana, caso ela tenha existido em um passado distante. "O ambiente do lago Gale, conforme revelado por essas rochas antigas, nos dá uma visão de um ambiente habitável que se parece surpreendentemente com lugares na Terra hoje", disse Nina Lanza, pesquisadora principal do instrumento ChemCam. Os resultados foram detalhados em um estudo publicado no periódico científico Journal of Geophysical Research: Planets.

Laboratório Nacional de Los Alamos